Como se preparar para os desafios de 2021

Apesar de todas as dificuldades vividas em 2020, o ano confirmou caminhos e tendências que já eram visualizadas há algum tempo. Nesse texto vamos discorrer a respeito de 4 fortes tendências na qual o empreendedor deve estar atento e disposto a investir para fazer seu negócio ainda mais próspero. Lembrem-se: tendências podem ser grandes aliadas ou inimigas ferozes.
Será crescente a adoção da IA (Inteligência Artificial) para apoio a vendas e marketing. Ao conjunto de sistemas, plataformas, softwares e aplicativos responsáveis pela reunião de milhões de dados a respeito de clientes, produtos, canais de venda, canais de distribuição, comportamento do consumidor e que consiga correlacionar todas as frentes operacionais para melhorar a previsibilidade e a assertividade da demanda, chamamos de “IA do marketing e venda”. Investir em IA é melhorar a produtividade da equipe de vendas (cada vez mais e melhores leads, melhor taxa de conversão), é reduzir custos (processos mais rápidos e com menor envolvimento de recursos), é aumentar a satisfação do cliente, e consequentemente é aumentar a competitividade do seu negócio.
Algumas estatísticas mostram que metade dos consumidores realizam uma compra por impulso, e que 60% se sentem mais confortáveis em fornecer dados pessoais após uma experiência personalizada de compras. Portanto aposte na boa Experiência do Cliente. O empreendedor que consegue antecipar as dificuldades do seu cliente no momento da compra, e cria soluções para melhorar essa experiência, será certamente diferenciado. Em um mundo que se digitaliza cada vez mais, onde ações de compra são prioritariamente tomadas na frente de um computador ou celular, conseguir antecipar dificuldades e oferecer ferramentas que te “aproximem” do cliente durante a experiência de compra (site responsivo, CTA, chats) fazem toda a diferença. Tenha em mente que o cliente busca velocidade, conveniência, ajuda especializada e serviço amigável, e não tente ir além disso para não tornar a experiência desagradável. Os principais benefícios de criar um melhor atendimento ao cliente são: aumento de conversões, maior envolvimento do cliente (mais tempo no site), fidelização de clientes (novas compras).
Vivemos conectados, estamos sempre buscando informação e opinião a respeito de tudo. Como consumidores, também buscamos cada vez mais informação a respeito do que nos interessa adquirir (produto ou serviço). Social Selling é a conjugação da venda com as redes sociais. Deve ser bem feita e parametrizada para não se tornar invasiva. Trata-se de oferecer o que o cliente já está buscando. Como em todo processo bem sucedido de venda no qual a confiança é a base, no Social Selling isso é muito crítico. Antes de tentar vender, o vendedor deve estabelecer uma relação de confiança com seu potencial cliente através das redes. Ou seja, há uma forma certa de fazer e se aproximar do cliente para não parecer invasivo. Construindo-se essa relação e se tornando referência para o cliente, os resultados são muito bons: conversões mais rápidas, fidelização, recomendação para outros leads próximos (networking do cliente).
Investimento em Treinamento é chave para o sucesso, e isso não será diferente daqui em diante. Qualificar sua equipe de vendas é primordial para garantir que todas as estratégicas desenhadas consigam ser executadas com excelência e garantir os resultados esperados. Plataformas que conjuguem Avaliação de Equipe de Vendas e Treinamento EAD focado nos gaps da equipe trarão resultados incríveis para o seu negócio. Estudos apontam que novos vendedores precisam em média de 10 semanas de treinamento para sua função. E muitos vendedores em plena execução de suas funções afirmam terem tido carga insuficiente de treinamento. Tempo suficiente para treinamento evitará erros significativos e dará mais confiança para a equipe de vendas.
A Univender tem como propósito apoiar gestores e equipes de vendas para todos os desafios. Confie em nossa solução, de mapeamento de competências e treinamentos para desenvolvimento de profissionais da área de vendas. Estamos prontos para preparar você e sua equipe para novos cenários, novos comportamentos, novos mercados, e superar todos os seus objetivos. Acesse www.univender.com.br ou entre em contato com a nossa equipe comercial.
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