Manifesto de um vendedor sobre o ano de 2020.

Que ano!
Foi assim que muitos de nós, vendedores, começamos o ano de 2020. Lamentando alguns momentos de 2019, e com a expectativa de vivermos um dos nossos melhores anos da nossa carreira profissional. Otimismo e esperança falavam alto, e a certeza de que o ano fluiria muito bem pairava no ar.
2020 começou com sinais de recuperação da economia brasileira. Quando a economia respira, os empresários ficam mais otimistas e investem mais, e isso é excelente para nós, profissionais de vendas. Afinal, mais investimentos significa mais compras, que significa mais vendas! Só de pensar, batemos todas as metas!
Já no primeiro mês, conseguimos sentir que o ritmo realmente estava diferente. Mesmo com férias escolares, verão, sol, praia, IPTU, IPVA e todas as objeções que são clichês deste mês, nós conseguimos superar as metas. Em fevereiro, mês do tão esperado (ou temido) carnaval, já se falava de um tal vírus, mas todos os holofotes estavam voltados para o maior espetáculo da Terra.
O carnaval passou, chegamos no mês de março, hora de começar o ano oficialmente. Seguindo o plano, e já com os motores super aquecidos, ganhamos velocidade. E o tal vírus, conhecido mundialmente como coronavírus ou COVID19, que até então não demos importância, chegou. E se instalou.
Comércios, estabelecimentos, escolas, shoppings, restaurantes fechados. Empresas e indústrias com orientação para produzir com quadro de funcionários reduzidos, e com equipes administrativas trabalhando de suas casas. Vai durar pouco. Uma semana, um mês, dois meses. Seis meses.
Nenhum vendedor com alguns anos de experiência, acostumado com os altos e baixos do nosso país, com as voltas que a economia brasileira dá, com crises políticas, com o mercado inconstante, esperava por uma pandemia mundial. Nem nos seus piores pesadelos!
No primeiro mês, cancelamentos. No segundo mês, negociações de pagamentos. Nenhum guru de vendas conseguia sinalizar o que fazer, e como agir, afinal, era uma situação completamente nova para todos. Conversar com seu cliente através de uma tela não trazia o mesmo efeito. Mas precisou trazer, pois passou a ser uma realidade, se não uma nova condição para a área comercial.
Enquanto alguns sofriam, outros surfavam na onda da crise mundial na saúde: máscaras, luvas, álcool em gel, a preços altos, respeitando as leis de oferta e procura, e desrespeitando profundamente os consumidores.
E nós, vendedores, quando entendemos que esperar não seria uma escolha, adequamos toda nossa dinâmica de trabalho, lutamos contra nossos medos e em um período muito curto, reaprendemos a trabalhar com vendas. Mostramos aos nossos clientes que eles podem contar conosco, usamos de toda nossa inteligência emocional para dominar a situação. Nossa experiência nos dizia que isso iria passar. E se não passasse, que nós seríamos os primeiros a apoiar nossos clientes, sabendo que nada é para sempre e que a engrenagem de nosso país, tão grande e forte, voltaria logo a girar.
Ser vendedor no Brasil é para os fortes. E nós somos. 2020 tornou-se nosso maior case de sucesso. Vamos aproveitar o final de ano, que é sempre um período de reflexão, para revisitar tudo o que fizemos durante 2020, avaliar nossas lutas e nossas glórias, e desenhar um plano para o próximo ciclo sabendo que sempre podemos mais. Invista em você, no seu desenvolvimento, no seu crescimento. Confie na Univender para contribuir com sua evolução. Cresça, conquiste, supere metas. Feche seu ciclo com a certeza de que deu o seu melhor. Agradeça.
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